terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dimensões

O motor foi aumentado para 300 cm3 que na verdade não resultou numa melhora de desempenho porque subiu de 24,0 cv a 8000 rpm para 26,5 cv a 7500 rpm, diferença quase imperceptível pilotando. Mas na verdade a curva de potência ficou muito mais “amigável”, mesmo que em números absolutos represente uma melhora pequena. O aproveitamento do motor ficou muito facilitado e a sexta marcha, ausente nesse modelo não faz falta nenhuma.

Perceba no gráfico que na curva vermelha, da CB300 R (não está em escala) graficamente percebe-se um aumento de potência e torque em relação à Twister, (tracejado azul) principalmente nas baixas rotações.

As dimensões do motor foram alteradas, o diâmetro e curso do pistão passou de 73,0 x 59,5 para 79,0 x 59,5. Note que somente o diâmetro foi aumentado em 6mm, mas isso não indica necessariamente que a parte de baixo do motor permanece a mesma. Devemos verificar direito pois pode ter os mancais reforçados, virabrequim com peso e balanceamento alterados, pois assim nos foi informado na apresentação da moto, e faz todo sentido. Esses números mostram, porém que o motor ficou mais que quadrado, isso é com a proporção diâmetro e curso favorecendo o diâmetro que promete mais durabilidade ou propensão a velocidades mais altas do pistão (rpm). Entretanto essa configuração parece que não foi aproveitada totalmente no sentido da desempenho porque na verdade a curva de potência ficou mais amigável, como comentado acima.

Para a aprovação do Promot 3 a Honda superou os limites estabelecidos, aplicou uma injeção eletrônica de última geração com várias peças que com poucas alterações já podem ser utilizadas no lançamento de uma versão flex, como fizeram com a Mix 150.

Seria preocupante o aumento de peso não suspenso causado pelos grandes pneus, mas veja a construção das rodas, como são bastante aliviadas. Isso de certa forma compensa a maior massa de borracha.

Os freios são basicamente os mesmos também, com 130mm a tambor no traseiro e 276mm de diâmetro no disco dianteiro e a pinça de duplo pistão. Funcionam bem e param o conjunto com eficiência e segurança. As suspensões recalibradas com 105mm na traseira e 130mm na dianteira transmitem mais segurança e menos vibração do solo, combinando bem com os pneus mais largos.

O novo chassis, de berço semi duplo, confere mais rigidez. As novas dimensões promovem um conforto e segurança maiores nas retas, por ter mais comprimento entre eixos (1369 mm na Twister contra 1402 mm na CB300) mas sem perder a agilidade, porque tem uma medida de trail menor (100mm contra 97mm na CB300) resultado de uma diminuição do ângulo do “rake” (Rake é o ângulo do cubo da direção, partindo da vertical aplicado numa motocicleta) de 26º 36' para 25º 14'. Com essas modificações a maneabilidade melhorou muito e os pneus puderam contribuir com todo o conjunto deixando-o muito homogêneo.

O painel acompanha o visual moderno e conta com um grande conta giros analógico central, velocímetro digital com as outras indicações embutidas e leds para as luzes de aviso. Um resultado bastante interessante.

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